quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Nada do que dissemos até hoje teve a ver comigo" Conversa com Rita Natálio e Luciana Fino | 7 OUT



7 OUT | 10H00 | Sala de Exposições |  Conversa com Rita Natálio e Luciana Fino

8 OUT | 21H30 | Auditório | Exibição do Filme " Aquele querido mês de Agosto"









No próximo dia 7 de Outubro, as portas da sala de exposições da Moagem abrem-se para contar e mostrar alguns fragmentos do trabalho em curso Nada do que dissemos até agora teve a ver comigoto be continued, uma nova criação de Rita Natálio que conta com a participação da artista visual convidada Luciana Fina e um grupo de três performers (Carla Bolito, Cláudio da Silva e Nuno Lucas) com apresentação na Culturgest em Novembro de 2011 no Festival Temps D’Images em Lisboa.
Esta apresentação será o resultado de 2 períodos de residência, em Abril e Setembro, apoiada pelo Festival Escrita da Paisagem em parceria com o Município do Fundão. Seguindo a ideia de "encenação da vida quotidiana", do sociólogo Erwin Goffman. Nada do que dissemos... parte da documentação e encontro com pessoas de várias idades e perfis, como base de um trabalho de escrita de uma possível experiência teatral em torno das narrativas do Eu. Não se trata de reafirmar o já aborrecido argumento de que realidade e ficção se separam para depois se misturarem num sonho indefinido, mas sim de transportar e transformar a experiência da vida de todos os dias para um novo contexto onde vida quotidiana não é fatalidade mas sim experiência desnaturalizada e excepcional da existência.

No dia 7, faremos uma apresentação informal de um primeiro momento de ensaios e experimentação a partir de um conjunto de entrevistas realizadas a cerca de 20 pessoas da cidade, com idades entre os 9 e os 83 anos e um espectro também ele vasto de imagens, memórias e ideias. Será sobretudo um momento de partilha de questionamentos, ideias e percepções com todos os que gentilmente participaram neste primeira etapa de trabalho e todos os que quiserem conhecer mais a fundo a experiência de construção deste trabalho. Partilharemos momentos dos ensaios, textos, imagens, sons e conversas e discutiremos as etapas seguintes deste trabalho, que passarão pela realização de novas entrevistas e retratos em outras cidades portuguesas.

No dia 8, às 21h30, traremos igualmente um filme para o auditório da Moagem que aborda um conjunto de questões em comum com este trabalho, no campo do cinema: “Aquele querido mês de Agosto”, de Miguel Gomes. Esperamos contar com a vossa presença.




Sem comentários:

Enviar um comentário